
Hoş geldin ablas! Nada pior do que ver sua dizi preferida sendo cancelada, não é mesmo? A mais nova vítima foi Aşkın Tarifi, dizi produzida pelo Kanal D, que chegará ao final no seu episódio nº 13.
Mas você sabe o que leva uma dizi a ser cancelada ou finalizada "inesperadamente"? Aqui vamos te explicar!
Diferente do que acontece em outras produções mundo à fora, na Turquia, as produções são gravadas por episódio e não por temporada. Assim, é mais fácil acompanhar a aceitação do público e medir sua popularidade.
As mais importantes categorias para medir a audiência são a AB, ABC1 e a Total.
A categoria AB contabiliza aos números entre a classe alta e média-alta, e que possui melhor nível de escolaridade e renda. É considerada a principal pois é o público que tem mais chances de adquirir os produtos anunciados nos intervalos. Já a ABC1 contabiliza a audiência da classe média e classe média baixa com níveis médios ou baixos de educação e renda. A Total refere-se a soma de todas as classes incluindo as mais baixas, como pessoas sem estudos, e residentes em povoados.
Então, como em todo o mundo, a audiência e os anúncios que aparecem nos intervalos são muito importantes. São elas que financiam todos os custos das produções. E sem investimento não tem produção né?

Mas vale lembrar que, a duração dela no ar, vai depender da produtora e da emissora que a exibe. Algumas, por exemplo, dão mais uma chance e mesmo com a baixa audiência, optam por mudar o dia de exibição, buscando menor concorrência para quem sabe, conseguir bons números. Outras emissoras e produtoras, simplesmente cancelam, como foi o caso de Yeni Hayat, que contou com apenas 09 episódios e Şeref Sözü, esta cancelada com apenas 04 episódios.
E pra finalizar, preciso dar a péssima noticia de que, a audiência internacional não faz diferença para as produções turcas. Então, mesmo que uma dizi seja um sucesso total no Brasil, ela será cancelada, se for um fiasco na Turquia. O que é muito injusto não é mesmo?
Comments