A queridinha da terça-feira, Baht Oyunu, estreou em 15 de junho de 2021, trazendo uma premissa interessante. Sua audiência não está estrondosa, mas o sucesso da dizi nas redes sociais é inegável. O canal oficial no YouTube já conta com 1 milhão de inscritos, no dia de exibição as hastags usadas alcançam números importantes, fazendo com que o nome Baht Oyunu e o shipp do casal (AdBor) fiquem entre os assuntos mais comentados. Seu nome pode trazer dois significados: Jogo de sorte ou Jogo do destino. Esses dois significados complementam a história da série, em que Ada Tözün (Cemre Baysel) leva muito a sério a superstição familiar de que se não casar com o seu primeiro amor, será infeliz. Ela protagoniza cenas hilárias, ao tentar recuperar o malandro Rüzgar (Idris Nebi Taskan) que só a maltrata. Por outro lado, temos o mocinho que não acredita em amor, Bora Dogrusöz (Aytaç Şaşmaz). Sua descrença é tão forte que ele possui uma empresa que tem por objetivo mostrar que o amor é uma ilusão. Os caminhos desses dois opostos se cruzam e assim Bora vai aos poucos se apaixonado por essa maluquinha que também se sente cada vez mais mexida.
Ada é um a personagem cativante, não é a protagonista de comédia romântica delicada, sensível e gentil como de costume, ela é forte, decidida, espontânea e comete muitos erros. Ela mente, manipula e engana e se arrepende, isso é ser real. Ela percebe que se anulou por anos deixando seu sonho de lado para viver em função de realizar as vontades do seu, até então marido, Rüzgar. Ao vê-lo beijando Tuğçe (Asli Sümen), Ada sentiu o mundo cair sobre sua cabeça. Bora não é o mocinho príncipe encantado e assim como Ada, se mostra uma pessoa real, com erros e acertos. Não se sabe ao certo o motivo do Bora ter se fechado ao amor, além de tudo ele passou por duas perdas em sua vida, sua irmã e seu cunhado, que faleceram deixando a pequena Elif (Azra Aksu), que é a menina dos olhos do nosso protagonista. Com Elif, Bora mostra o seu lado mais humano, um tio atencioso, carinhoso e preocupado com a felicidade e bem-estar de sua sobrinha. O casal AdBor esbanja química, pois a química dos atores é inegável, o que torna difícil os fãs não shipparem os atores na vida real. Cemre Baysel e Aytaç Şaşmaz esbanjam carisma nas redes sociais, e sob olhares atentos, cada clique vira uma análise para um suposto romance.

Eles se tornam mais próximos quando Ada começa a trabalhar na empresa de Bora com objetivo de reconquistar seu marido, nos primeiros episódios, vivia cercando-o por toda empresa, o que despertou uma curiosidade e até um certo ciúme no seu chefe, porém com o passar do tempo e da proximidade com Bora, Ada foi-se esquecendo de Rüzgar e passando a nutrir sentimentos que não consegue entender ainda. O problema nesse caso é a tia da protagonista, Yasemin (Tugba Çom), que coloca a todo tempo na cabeça da sobrinha que ela precisa reconquistar seu marido para não ter o mesmo “fim” que ela. Ada se envolveu em diversas mentiras, como não contar que é casada (o grande segredo da novela), mentir sobre sua formação acadêmica e envolver sua grande amiga, Selin (Irem Yüksel), em toda essa mentira. Aliás, ela revelou a Bora que não era formada, o que já foi motivo para que ele perdesse a confiança nela.
Ao analisar esses pontos, se entende o motivo do tão esperado beijo do casal não ter acontecido ainda. Muitos fãs ficaram decepcionados por já estarmos no décimo episódio, e ainda não ter tido nenhuma cena de beso. Pessoalmente acho que os personagens ainda não evoluíram a tal ponto. Ada já está cada vez mais desprendida da sua ideia fixa, Rüzgar, mas infelizmente o segredo de seu casamento ainda está entre ela e Bora Bey. Por outro lado, nosso Bora Bey também tem sérias dificuldades no amor, principalmente em relação a confiança. Os dois ainda não superaram as suas questões para que possam colocar os sentimentos para fora e finalmente ocorrer o tão esperado beso.
O grande plot é sem dúvida o segredo do casamento da Ada e do Rüzgar, essa revelação vai abalar a todos. Agora, como será que essa verdade vem à tona? Na minha humilde opinião Ada vai enrolar o máximo que puder para contar, o amor entre ela e o Bora Bey vai surgir e quando os dois estiverem finalmente com os sentimentos assumidos, essa bomba explode. Por todas as oportunidades de dizer a verdade desperdiçadas pela Ada, acredito que algum personagem vai se antecipar e Bora Bey descobrirá não pela boca da sua amada (Carol). Para mim, o segredo também não será revelado tão cedo, podemos esperar que a bomba exploda no melhor momento do casal. Ada terá constantes crises de consciência e quando decidir finalmente contar ao seu amado seu segredo, Bora já terá descoberto da pior forma possível (Dindin).
Falando um pouco sobre os antagonistas, Tuğçe e Rüzgar. Tuğçe é uma personagem muito ambígua no enredo. Ela é apaixonada por Bora e tinha o apoio da mãe dele, então usou estratégias duvidosas para tentar conquistá-lo. Ela armou um plano para que um vídeo do Bora em uma situação complicada fosse divulgado para que ele tivesse prejuízos na empresa e assim ela pudesse agir como a mocinha salvadora da pátria, além disso, também usou Rüzgar (que não é santo) para fazer ciúmes no Bora, mas o resultado foi nulo. Na verdade, ao fazer isso, ela acabou aproximando a Ada do Bora. Mas há um porém na história da nossa antagonista, quando ela se junta com a Ada para bolar os mais diversos planos, as duas dão um completo show. O que dizer quando ela grita Girl Power toda animada? A amizade das duas é maravilhosa, uma topa as loucuras da outra, se entendem pelo olhar, fazem comentários debochados, como no plot da Meltem. Tuğçe sem nem se dar conta, tem ajudado cada vez mais a unir nosso casal principal e de quebra se transforma em uma personagem legal e interessante. O destino dela na série ainda não está certo, enquanto uns acreditam que ela será a grande vilã, outros já pensam em uma redenção e uma parceria a favor de AdBor.
E o que falar do Rüzgar? Usou a Ada para conseguir cidadania e permanecer no país, assim que conseguiu o que queria, deixou-a e foi atrás de Tuğçe, que sempre o despreza e faz de tudo para evitá-lo. Ele se tornou grudento, vive perseguindo-a e humilhando a Ada...é um personagem difícil de se torcer, tanto que seus melhores momentos são quando está junto de Ada, Bora e Tuğçe. Eles formam um quarteto interessante, rendendo bons momentos, como no episódio 8, onde o cantor Kuzey Batı (Murat Balci) e os 4 se envolvem em uma briga, eles lutaram e se apoiaram mutuamente. Foi uma cena divertida.
Sobre o casal Tuğçe e Rüzgar, não sou capaz de opinar (zoeira). Tuğçe já mostrou em algumas situações sentir ciúmes de Rüzgar, mas não há uma construção efetiva para eles, o que nos deixa sem saber o que esperar do futuro destes personagens.
Baht Oyunu é uma dizi divertida, além de tudo. Uma dizi que quando paramos pra assistir não vemos a hora passar e conseguimos nos desconectar do mundo. Mesmo com a questão da audiência, chegamos ao décimo episódio e as fotos do próximo prometem. Vamos continuar assistindo nossa comédia romântica para ver o que aguarda o futuro dos nossos queridos personagens.
Comments