top of page

Eu sou o centro do universo: como lidar com um narcisista?

Foto do escritor: Erica PereiraErica Pereira

Narcisista, em alguns momentos vemos essa palavra sendo usada como um adjetivo para descrever ou se referir a alguém. O termo "narcisismo" vem do mito grego de Narciso, um bonito jovem e indiferente ao amor que ao se ver refletido na água apaixonou-se pela própria imagem refletida. O conceito de egoísmo excessivo tem sido reconhecido ao longo da história. Na Grécia antiga, o conceito foi entendido como arrogância.

O indivíduo que possui transtorno de personalidade narcisista se considera únicos e especiais, tendem a considerar a si mesmos como perfeitos, costumam ter a convicção de que ninguém se iguala a eles. Sofrem também com uma grande dificuldade em manter relacionamentos, pois costumam diminuir pessoas que não são semelhantes a eles e que eles não conseguem manipular.

O complexo de grandiosidade é eminente, se sentem com capacidades superiores e uma exaltação excessiva das suas qualidades, se consideram os melhores em tudo, criticando e menosprezando os outros ao seu redor. Gostam de serem elogiados e admirados, exigem constantemente que as pessoas ao seu redor os valorizem, e que os coloquem como únicos. Na maioria das vezes suas condutas estão motivadas por sentimentos de perfeição, sucesso e o poder, sempre querem mais e mais, não se importando quais os meios usar para conseguir.

Se consideram tão importantes que tem uma grande autoadmiração e esperam a admiração de todos que estejam ao seu redor.

Narcisistas machucam as pessoas sem pensar nas consequências dos seus atos, nada pode ficar entre ele e os objetivos. As pessoas ao percebem os reais objetivos de um narcisista e ao questioná-lo, ele tende a se fazer de vítima, se colocando como se estivesse sofrendo tudo aquilo que eles submetem as pessoas com as quais convivem.

O narcisista busca mostrar uma postura imponente, pois acredita que pode ter qualquer coisa e que não preocupa com os meios de conseguir. No entanto quando se trata de algo relacionado com a morte, a pessoa que possui esse transtorno trava completamente. Pois o seu egocentrismo faz com que ele tenha pavor da morte, e algo que é extremamente raro de acontecer é um narcisista cometer suicídio.

Pode parecer difícil, mas é possível sim lidar com um narcisista de uma maneira simples e direta, uma delas é ignorar o narcisista, pois ele quer ser o centro das atenções e ao ser ignorado, ele é completamente desarmado dos seus meios de persuasão, ficando seu ego totalmente ferido.


 
 
 

Comments


Cópia de Cabaré Logo.png

© 2021 Por Maninha.

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram

Orgulhosamente criado por Uma Louca do Cabaré

bottom of page