
Nos EUA existe uma diferença entre as temporadas de inverno, que são as que eles jogam o Marketing pesado e ficam as séries mais importantes deles, e as temporadas de verão, que são chamadas de mid-season, uma espécie de esquenta acento.
Enquanto a de inverno conta as melhores histórias, elas duram 1 horas, tem orçamentos astronômicos e produtores executivos até como Steven Spilberg e Tom Hanks, as temporadas de verão tem mais ou menos 30 minutos cada episódio, um investimento acanhado e aquelas comédias com histórias bem bobinhas para rir mesmo.
Já na Turquia, a diferença está mesmo na temperatura das séries, por que o investimento nas duas temporadas é quase a mesma, a dedicação do marketing e a duração de 2 horas em média, está ai para todas. O que muda é a narrativa mesmo. Primeiro vamos ver as diferenças.
Temporada de Verão
Com dias mais longos, o sol saindo antes das 5 da manhã e se pondo lá para as 21 horas (por isso não estranhem as cenas de jantar ainda com sol), os turcos aproveitam ao máximo do dia, e não é só por que os dias estão claros e bonitos, mas também por causa do calor. As praias e parques viram o principal refugio para os dias quentes e abafados.
Como você vai conseguir capturar a audiência de quem está louco para passear?
Nada como aquelas comédias românticas beeeeem comédia, com toque de leveza, muita risadas e cores. Muuuuuitas cores, cores para todos os lados, como se o botão do contraste estivesse no último, roupas e cenários coloridos sob o sol, todos os personagens aproveitando o melhor da estação com muito romance e cenas cheias de humor.
Os rapazes são educados, atenciosos,
quase um príncipe da Disney. Sempre são cidadões do mundo, viajaram por vários lugares, estão muito próximos e alinhados com o Turco moderno, de visão progressista, um cara que já viu o mundo lá fora e sabe o que quer. Empreendedor e se cuida muito bem obrigada. Até quando é irritante, consegue ser adorável (Serkan Bolat e suas caretas fofas quando era contrariado, heim?).
As mocinhas não são aquela coisa chorosa, triste pelos cantos, ao contrário, são fortes, determinadas, cheias de si. MAS são do tipo bom coração, que acreditam em todo mundo, chegando as vezes até as raias da ingenuidade, não percebendo as vezes aquela merda que vai explodir bem na sua cara. Poderiam até ser uma princesa da Disney, se não fosse o gênio forte, mas o resto da princesa está lá: o coração imenso, a capacidade de perdoar, de aceitar certas coisas em nome do amor.
Ah o amor! É o sentimento mais forte do verão!
Temporada de Inverno
Hora de ficar quietinho e encolhido dentro de casa, com temperaturas congelantes e dias que chegam a durar apenas 5 horas, isso mesmo, 5 horas de sol, aproveita que é o que temos pra hoje.
O inverno turco é tão rigoroso quanto suas séries de inverno, que trazem tons sombrios, uma cinematografia de cores opacas, sem muito brilho (ué! Desligaram o contraste?), tudo é muito desbotado, quase sem vida. As história são dramáticas, tristes, um vale de lágrimas, onde a vingança, a dor e a guerra por alguma coisa (terra, posse de alguém ou algum lugar, sempre estão disputando alguma coisa, deve ser herança otomana, só pode).
Toda dor é exagerada, os conflitos exagerados, tudo muito a flor da pele, as polêmicas. Tanto que as séries de inverno que são normalmente multada pelo excesso de cenas fortes. É um suicídio daqui, uns estupros dali, umas sentada de mão na cara acolá, umas decapitações mais adiante, tudo com pitadas de adultério e temas que a sociedade Turca não gosta muito de ver (tanto que vivem pedindo cancelamento de umas e de outras).
Os mocinhos...Vixi! Tudo cavalo batizado, trabalhado na ignorância, com eles não têm tempo ruim, por mais educado que seja, no mínimo o moço é bom de pontaria, acerta um tiro como ninguém, ali é tudo no esquema "escreveu não leu, o pau comeu", por mais sensato que seja, ele não termina a série sem dar um soco em alguém.

Já as mocinhas, essas têm que estar com a glândula lacrimal em dia, por que elas choram, choram, mas choram, não há um capitulo se quer que ela não chore, se chateie, ou fique puta com alguém por algum motivo, todos os dias é um sofrimento diferente, uma dor diferente, um trauma diferente, um conflito diferente. Por mais forte que ela seja, ela sofre gente e muito. Só não sofre mais que novela mexicana, por que ali já é recorde deles, ninguém mexe, por que ali vai para além, ela fica cega e paraplégica tudo ao mesmo tempo.
E calma que o melhor de tudo vem agora! Se você está ai toda maravilinda esperando um final feliz igual das séries de verão, com um felizes para sempre, casados e se amando para sempre. ERROOOOOOOU!!! Na série de inverno dificilmente tem final feliz e muito menos do jeito que você quer. De todas que eu já vi, todos terminaram mortos, ou traumatizados, nunca acaba bem, cada um vai pro seu lado com suas dores e pronto.
Ah! Mas a mocinha acaba viva!...Olha a Bihter de Amor Proibido deu um tiro bem no peito, o que deixa uma certa margem para a estatística. Ou seja, a série pode acabar de qualquer jeito...Ihuuuuuuuuu! Adoro isso! Sintam o cheiro do caos e da imprevisibilidade. Isso é Turquia, meus queridos!
Agora se quer final feliz, fica com as séries de verão, é melhor para você!
Comentarios